Nesta série de artigos, será feito um overview com exemplos práticos de utilização das ferramenta da stack ELK da empresa Elastic. ELK será mencionado em diversas oportunidades para simplificar a menção do conjunto de ferramentas desta stack denominada ELK. Cada letra do acrônimo é a inicial das principais ferramentas, como visto abaixo:

  • Logstash - Gerenciador de logs - Coleta dados ou logs de forma seriada de distintas fontes, realiza processamento e roteamento automático;
  • Elasticsearch - Repositório distribuído de documentos - Armazena e processa documentos json. Possui funcionalidades poderosas e ferramentas para consultas e buscar dados em documentos;
  • Kibana - Interface rica para visualização de dados em tempo real - Realiza a camada de apresentação dos dados em consultas feitas a dados armazenados no elasticsearch.

Para estabelecer o entendimento dos conceitos que a stack proprõem-se como solução, também abordaremos conhecimentos básicos de bigdata e ferramentas para interação com a stack.

Para acompanhar todos os artigos desta série veja a tag serie-elk.